Skip to content
Prato de carne com salada

O que é umami?

O umami é o quinto gosto básico do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo. Você deve estar se perguntando “como eu nunca soube disso antes?”.

A história do umami é bem antiga, começando lá em 1908, mas ele só foi reconhecido cientificamente como o quinto gosto do paladar humano nos anos 2000! Por isso, o gosto umami é um conceito novo para muitas pessoas. Agora, chegou a hora de aprender tudo sobre ele!

Como sentir o umami?

Como é possível reconhecer o umami?

O umami é reconhecido por nosso paladar quando comemos alimentos que possuem substâncias chamadas de aminoácidos (representados, principalmente, pelo ácido glutâmico ou glutamato) e nucleotídeos (inosina monofosfato ou inosinato e guanosina monofosfato ou guanilato).

Ficou difícil? Vamos facilitar! Ele está naquela macarronada com molho de tomate bem maduro e queijo parmesão ralado. Na feijoada com carnes suculentas, que dão um gostinho todo peculiar a esse prato brasileiro. Ou ainda nos cogumelos shiitake utilizados em diversas receitas especiais. Existe uma infinidade de alimentos ricos em umami esperando por você.

Glutamato: o protagonista do gosto umami

Você sabia que o umami está diretamente ligado ao glutamato? Esse aminoácido é naturalmente encontrado em diversos alimentos e é o principal responsável por proporcionar o gosto umami. Quer entender melhor o papel do glutamato no sabor, no corpo humano e na alimentação?

Benefícios do umami e do glutamato monossódico

O gosto umami e o MSG estão relacionados a diversos benefícios para pessoas de todas as idades. Conheça alguns deles:

Reduz em até 37% o sódio das preparações

Promove o aumento da salivação

Auxilia na digestão de proteínas

Confere mais sabor aos pratos do dia a dia

Contribui com a higiene bucal

Contribui com a nutrição e imunidade de idosos

Auxilia diretamente na saúde dos bebês

Melhora a aceitação alimentar de pacientes em quimioterapia

Veja o que um especialista tem a dizer

É muito comum na infância, que na fase do desenvolvimento nutricional e na introdução e alimentação complementar, as crianças tenham dificuldades e até mesmo receios para experimentar novos gostos, sabores e texturas. O medo de provar novas comidas é conhecido como neofobia alimentar, que deve ser identificada e tratada rapidamente, para evitar carências nutricionais. No entanto, nesta fase, as crianças na hora das refeições podem rejeitar determinados alimentos , por seus aspectos sensoriais. A alimentação apropriada na infância requer cuidados relacionados aos aspectos sensoriais, incluindo principalmente a apresentação visual, como: as cores, os formatos atrativos e a forma de preparo das receitas. É fundamental que na alimentação da criança estejam presentes verduras, legumes e frutas, respeitando os gostos mas apresentando os sabores, o visual, temperatura e as cores. É importante observar as atitudes que a criança demonstra ao receber cada alimento, pois são momentos de desenvolvimento e crescimento. As crianças começarão a construir sua identidade alimentar, dando espaço para seus alimentos prediletos com a presença do gosto umami. Oferecer por exemplo uma alimentação colorida como alface crespa, acrescentando opções umami: tomate cereja, milho cozido, queijo parmesão e cogumelo pode ser uma ótima experiência. As células sensoriais da boca enviam sinais ao cérebro, que são responsáveis por registrar diferentes gostos, como: doce, salgado, azedo, amargo e umami. Existem crianças que apresentam um paladar muito apurado e seletivo. Existem aquelas que preferem gostos combinados, como o doce e o salgado, e, por isso, conhecer os outros gostos na infância, como o umami, que realça o sabor dos alimentos, é uma ótima forma de estimular o paladar. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. Harmonizar os alimentos certos pode ser uma excelente estratégia para tornar a alimentação da criança mais atraente. A família precisa contribuir positivamente na identificação das possíveis neofobias infantis e a construção de um padrão alimentar saudável com a descoberta e aceitação dos novos sabores.”

Dra. Sonia Tucunduva Philippi,

Dra. Sonia Tucunduva Philippi, Professora Associada com mestrado e doutorado pela USP. Foi presidente da Associação Paulista de Nutrição, vice-presidente do Conselho Regional de nutricionistas. Recebeu importantes prêmios na área de Saúde e Nutrição.

Saiba mais sobre o umami!

Alimentos ricos em umami

Assim como existem vários alimentos naturalmente doces ou salgados, existem diversos alimentos naturalmente umami! O quinto gosto está mais presente no seu dia a dia do que você imagina. Quer saber como?

Veja a lista completa
Tábua de madeira com salmão frito e rodelas de limão
Prato com algas
Mesa de madeira com laticínios e derivados de leite
Prato com sardinhas fritas e rodelas de limão
Cogumelos ao molho
Pedaços de carne ao molho com batatas e cenouras
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.