História do umami
Do Japão para o mundo
Resumimos mais de 100 anos de história em 7 marcos importantes.
Embarque nessa linha do tempo e entenda o caminho que o umami percorreu para chegar até você.
-
1. Como tudo começou
No início do século XX, o professor e cientista japonês Dr. Kikunae Ikeda iniciou a trajetória de uma descoberta que iria revolucionar a nutrição e a gastronomia mundial. Ao degustar alimentos como aspargos, tomates, queijos e carnes, Kikunae ficou intrigado com o gosto comum entre eles. Era algo diferente, que não se enquadrava no doce, azedo, amargo e nem no salgado. Ele chamou esse gosto de umami, palavra de origem japonesa que significa “delicioso” ou “saboroso”.
-
2. A grande descoberta da substância
O Dr. Kikunae Ikeda sentiu o gosto umami com mais intensidade no caldo dashi, tradicional da culinária japonesa, composto de alga marinha seca (kombu), peixe bonito e/ou cogumelos shiitake secos, e identificou que o aminoácido glutamato era responsável em conferir esse gosto. Em 1908, ele extraiu uma quantidade de cristais de glutamato livre proveniente da alga kombu (base da preparação do caldo dashi). A partir desta extração, foi possível desenvolver uma técnica de produção em larga escala para possibilitar o acesso de todos ao umami, tornando mais agradável e deliciosa a alimentação da população. Essa substância pode ser encontrada em diversas marcas, como no AJI-NO-MOTO®.
-
3. Mais um componente umami
Em 1913, Shintaro Kodama, discípulo líder do professor Kikunae Ikeda, identificou o nucleotídeo inosinato como uma substância umami do katsuobushi (flocos de peixe bonito seco).
-
4. Outra substância umami foi identificada
Em 1957, o Dr. Akira Kuninaka descobriu o nucleotídeo guanilato como uma substância umami, presente em cogumelos shiitake secos.
-
5. Umami pelas cozinhas do mundo
De 1908 em diante, o umami ultrapassou as fronteiras japonesas, conquistando paladares nas mais diversas cozinhas do mundo. O quinto gosto passou a ser fortemente difundido, ganhando visibilidade de chefes, pessoas do lar e, claro, da comunidade científica. A partir disso, fundaram-se institutos, organizações e centros de informação e pesquisa sobre umami.
-
6. Comprovação científica do umami
Em 2000, o gosto umami foi cientificamente reconhecido. O estudo, publicado na revista Nature Neuroscience, comprovou a presença de receptores específicos para o gosto umami na língua humana, classificando-o como o quinto gosto básico do paladar humano.
-
7. Umami nas escolas
Atualmente, o conhecimento sobre o gosto umami é disseminado nos livros didáticos oficiais utilizados nas escolas de todo o Brasil.
Comitê Umami
Compartilhando o umami com todos
Comitê Umami
Compartilhando o umami com todos
Descubra a origem do Comitê Umami do Brasil e veja como ele funciona.
Estudar, discutir e divulgar temas sobre o umami
O Comitê Umami do Brasil surgiu com o objetivo de popularizar nacionalmente o quinto gosto básico do paladar humano.
Acreditando na importância da propagação dos benefícios do umami, o comitê criou o Portal Umami, um canal oficial que faz a difusão de informações em caráter didático e sem fins lucrativos.
Tudo o que você vê por aqui sobre o quinto gosto é resultado da cooperação de diversos profissionais, que se juntaram para inspirar cada vez mais o uso do umami na culinária e nutrição dos brasileiros.
Confira as categorias de técnicos que fazem parte do Comitê Umami:
Confira as categorias de técnicos que fazem parte do Comitê Umami:
-
Engenharia de Alimentos
-
Nutrição
-
Farmacologia
-
Legislação e Segurança Alimentar
-
Ciência dos Alimentos
-
Toxicologia
-
Comunicação
-
Gastronomia
Nossa missão
Ser fonte de informação oficial no Brasil e na América Latina sobre o gosto umami e seus benefícios, através da difusão de conteúdo científico e de qualidade para a comunidade técnica e a sociedade em geral.
Atuação com toque especial
Atuação com toque especial
Quando falamos de umami, vamos a fundo para buscar as informações mais qualificadas que existem. Por isso, nosso trabalho é feito em associação ao órgão mundial Umami Information Center, reunindo dados confiáveis e com embasamento científico.