Receita de Carne de Sol Acebolada para celebrar o Dia do Nordestino | Imprensa
São Paulo, outubro de 2016 – Ariano Suassuna, Luís Gonzaga, Antônio Conselheiros, Zumbi dos Palmares e muitos outros. Nomes como esses deixam explícitas a força e a importância do Nordeste na formação cultural e histórica do Brasil. Em homenagem aos brasileiros que nasceram nesta região, foi criado o Dia do Nordestino, celebrado em 8 de outubro.
Com área que corresponde a cerca de 18% do território do país, a Região Nordeste é composta por nove estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe – e oferece às demais regiões do Brasil uma gastronomia muito rica.
Para homenagear a culinária típica nordestina, o Comitê Umami preparou uma receita especial: Carne de Sol Acebolada. Muito famoso na região, o prato possui o umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano – de forma acentuada. Nesta preparação, o umami está muito presente na carne de sol e também na cebola, proporcionando aumento da salivação e prolongamento do sabor, características típicas deste gosto.
Além de saboroso, o umami contribui para melhora na aceitação alimentar, auxilia na digestão de proteínas e na manutenção da saúde bucal, dentre muitos outros benefícios.
Confira o modo de preparo:
Carne de Sol Acebolada
Ingredientes:
600 g de carne de sol
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola cortada em pedaços
Modo de preparo
1. Corte a carne em pedaços grandes, cubra com água e leve ao fogo alto para aquecer.
2. Assim que ferver, escorra a água fervente e troque por água fria. Leve novamente ao fogo e vá trocando a água a cada fervida, até retirar o sal da carne.
3. Desfie a carne, retirando a gordura existente.
4. Em uma frigideira, derreta a manteiga e frite a cebola, sem deixar dourar.
5. Adicione a carne e mexa bem para reidratá-la.
6. Sirva em seguida.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br
Receita de Carne de Sol Acebolada para celebrar o Dia do Nordestino | Imprensa
-
Telefone
+55 (11) 3165-9595 / 91665-8665
-
E-mail
umami@fsb.com.br