Reduz em até 37% o sódio
O glutamato existe em diferentes formas e com funções únicas! Aqui, você vai descobrir tudo sobre o aminoácido glutamato naturalmente presente nos alimentos, o realçador de sabor glutamato monossódico (MSG) e o glutamato como aminoácido não essencial produzido pelo nosso organismo.
O que é glutamato monossódico?
O glutamato monossódico, ou MSG, é um realçador de sabor usado na culinária do mundo todo. Ele é um dos responsáveis por conferir o gosto umami nas preparações.
O glutamato monossódico (MSG) é o sal sódico do glutamato, também conhecido como ácido glutâmico, um aminoácido encontrado naturalmente em alimentos como tomates, cogumelos e queijos.
Ele é produzido por meio da fermentação de ingredientes naturais, como a cana-de-açúcar ou o milho, resultando em cristais brancos parecidos com sal. Ao se dissolver na saliva, o glutamato se separa do sódio e ativa os receptores do gosto umami, o quinto gosto básico.
Glutamato e glutamato monossódico: tem diferença?
Sim! O ácido glutâmico, ou simplesmente glutamato, é um aminoácido não essencial, ou seja, é produzido pelo nosso corpo e também está presente naturalmente em alimentos como carnes, ovos e queijos.
O glutamato que o organismo fabrica é usado em funções essenciais, como a comunicação entre células nervosas, enquanto o glutamato dos alimentos participa do sabor e da nutrição.
Já o glutamato monossódico (MSG) é uma versão isolada e purificada desse aminoácido, produzida de forma industrializada por meio de fermentação. Ele é usado para realçar o sabor dos alimentos, destacando o gosto umami.
Apesar das origens diferentes (um natural, outro industrializado), o corpo processa os dois da mesma forma. Ou seja, não há diferença para o organismo entre o glutamato encontrado nos alimentos e o do MSG.
A resposta é não! Entenda os mitos e verdades sobre o glutamato.
Quais são os benefícios do glutamato e do glutamato monossódico?
O glutamato está envolvido em diversos processos do nosso corpo e pode trazer muitas vantagens no dia a dia.
Reduz em até 37% o sódio
Promove o aumento da salivação
Auxilia na digestão de proteínas
Confere mais sabor aos pratos do dia a dia
Contribui com a higiene bucal
Contribui com a nutrição e imunidade de idosos
Auxilia diretamente na saúde dos bebês
Melhora a aceitação alimentar de pacientes em quimioterapia
Veja o que um especialista tem a dizer
Nem tudo que é bom engorda! De fato, nem tudo que tem sabor agradável induz à obesidade. Por exemplo, o glutamato nos faz sentir o umami e prazer ao comer. É interessante que o glutamato (dos alimentos ou o glutamato monossódico – MSG) não tem sido relacionado à obesidade, é o que apontam várias pesquisas em adultos ou mesmo crianças. Estudos sugerem que o glutamato (inclusive o MSG) induz, no cérebro, sinais de saciedade e até mesmo para aumento do gasto energético.”
Mas o que são aminoácidos?
Os aminoácidos são moléculas que formam as proteínas, estruturas fundamentais para o funcionamento do nosso corpo. Existem 20 tipos de aminoácidos, sendo 11 produzidos pelo próprio organismo (não essenciais) e 9 obtidos por meio da alimentação (essenciais). Eles participam da formação dos músculos, da pele, dos hormônios e de diversas funções biológicas.
O glutamato (ou ácido glutâmico) é um desses aminoácidos. Por isso, ele está diretamente relacionado a processos importantes, tanto no sabor dos alimentos quanto no metabolismo humano.
Além disso, o glutamato produzido pelo corpo atua como neurotransmissor no cérebro: ele ajuda a transmitir sinais entre os neurônios, sendo essencial para aprendizado, memória, percepção e movimento.