Domingo de Páscoa: confira cinco receitas que vão despertar o gosto umami nesta data especial

Deliciosa receita de salada de bacalhau (Divulgação)
São Paulo, abril de 2025 – A Páscoa é um momento de união, reunindo à mesa famílias e amigos. Apostar em pratos ricos em umami, o quinto gosto do paladar humano, pode tornar essa celebração ainda mais saborosa. O umami é característico pelo prolongamento do gosto na língua e pelo aumento da salivação, dando aquela famosa sensação de água na boca. Para agregá-lo à receita, é indicado utilizar alimentos ricos em glutamato, aminoácido presente em peixes, queijos, carnes, milho, entre outros.
Confira abaixo algumas sugestões de receitas selecionadas pela Ajinomoto do Brasil, referência em aminoácidos e proprietária de marcas como SAZÓN®, MID® e VONO®, e aproveite para deixar a data ainda mais especial:
SALADA DE BACALHAU
Tempo de Preparo: 15 minutos
Rendimento: 6 porções
Elaboração: Portal Umami
Ingredientes
– 500 g de bacalhau em lascas dessalgado, cru e bem desfiado
– 2 cebolas roxas médias cortadas em fatias finas (300 g)
– 1 xícara (chá) de cheiro-verde (40 g)
– 100 g de azeitonas-pretas chilenas, sem caroço
– 3 colheres (sopa) de azeite de oliva (45 ml)
Modo de preparo
– Escorra o bacalhau e coloque sobre um pano limpo. Feche como uma trouxa e torça o pano para retirar todo o excesso de água do peixe.
– Em uma tigela média, coloque o bacalhau e junte a cebola, o cheiro-verde e a azeitona. Regue com o azeite e misture delicadamente. Sirva.
Dicas:
1. Para dessalgar o bacalhau em lascas, coloque-o em uma tigela grande, cubra com água e leve à geladeira por 24 horas, trocando a água pelo menos 4 vezes nesse período.
2. Esta salada é feita com o bacalhau cru, sem aferventar.
3. Desfie o bacalhau com o auxílio de um garfo ou mantenha-o no pano utilizado para escorrer e esfregue com as mãos sobre o pano.
4. Se desejar, sirva a salada acompanhada de fatias de pão italiano levemente torradas.
BACALHAU COM GRÃO-DE-BICO
Tempo de Preparo: 20 minutos
Rendimento: 5 porções
Elaboração: Portal Umami
Ingredientes
– 2 litros de água
– 700 g de bacalhau em lascas dessalgado
– 3 colheres (sopa) de azeite de oliva (45 ml)
– 2 xícaras (chá) de grão-de-bico, demolhado, já cozido (385 g)
– 2 cebolas médias, em pétalas (300 g)
– 2 tomates médios maduros, picados (300 g)
– meia xícara (chá) de cheiro-verde picado (20 g)
– 2 pitadas de sal
– meia xícara (chá) de azeitonas pretas miúdas, sem caroço (50 g)
Modo de preparo
– Em uma panela grande, coloque a água e leve ao fogo alto até levantar fervura. Junte o bacalhau e deixe aferventar em fogo baixo por 3 minutos. Retire do fogo, escorra e reserve aquecido.
– Enquanto isso, em uma panela média, coloque 1 colher (sopa) do azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Junte a cebola e refogue-a por 5 minutos, ou até dourar ligeiramente. Acrescente o grão-de-bico e o tomate, e refogue por mais 2 minutos, ou até aquecer bem. Adicione o cheiro-verde, o sal e a azeitona, e misture. Retire do fogo.
– Em uma travessa, disponha o refogado de grão-de-bico e, por cima, disponha o bacalhau reservado. Regue com o azeite restante e sirva em seguida.
Dicas:
1. Para dessalgar o bacalhau em lascas, coloque-o em uma tigela grande, cubra com água e leve à geladeira por 24 horas, trocando a água pelo menos 4 vezes nesse período.
2. Para obter 2 xícaras (chá) de grão-de-bico já cozido, deixe 1 xícara (chá) de molho por 6 horas, escorra, cubra com água e cozinhe em fogo médio na panela de pressão por 12 minutos, após o início da fervura. Desligue o fogo e espere a pressão ceder.
BACALHAU COM ESPINAFRE
Tempo de Preparo: 30 minutos (+ 24h para o pré preparado do bacalhau)
Rendimento: 8 porções
Elaboração: Portal Umami
Ingredientes
– 1 cebola média cortada em rodelas (60 g)
– 1 pimentão vermelho pequeno cortado em tiras finas (30 g)
– 2 ovos cozidos cortados em rodelas (90 g)
– 1 kg de bacalhau, dessalgado, aferventado e cortado em lascas
– 1 e meia xícara (chá) de azeitonas verdes cortadas em rodelas (60 g)
– meia xícara (chá) de azeite de oliva (100 ml)
– 1 envelope de tempero à base de peixe bonito HONDASHI®
– folhas de um maço de espinafre (100 g)
– meia xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente (40 g)
Modo de preparo
– Em um refratário retangular médio (20 x 30 cm), disponha camadas com a cebola, o pimentão, o ovo, o bacalhau e a azeitona.
– Regue com o azeite, previamente misturado com o HONDASHI®, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até a cebola e o pimentão estarem macios.
– Retire o papel, espalhe o espinafre e as nozes pela superfície, e volte ao forno quente, porém desligado, por 5 minutos, ou até o espinafre murchar.
– Sirva em seguida.
Dica: para o pré-preparo, coloque o bacalhau em uma tigela grande, cubra com água e leve à geladeira de um dia para o outro, trocando a água pelo menos quatro vezes nesse período. Afervente e corte-o em lascas. Você pode adicionar tomate à receita, assim poderá ficar mais “umami”!
LOMBO DE BACALHAU GRELHADO
Tempo de Preparo: 30 minutos (+ 20 minutos de forno)
Rendimento: 4 porções
Elaboração: Portal Umami
Ingredientes
– 8 pedaços pequenos de bacalhau, com pele, dessalgado (600 g)
– 4 colheres (sopa) de azeite de oliva (60 ml)
– 400 g de batatas-bolinha com casca
– 160 g de mini cebolas, sem casca
– 1 pimentão vermelho médio, sem pele e sem sementes, cortado em quadrados (150 g)
– meia colher (chá) de sal (2,5 g)
Modo de preparo
– Em uma frigideira antiaderente média, coloque 1 colher (sopa) do azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Junte as postas de bacalhau e grelhe por 12 minutos, virando na metade do tempo, ou até dourarem. Retire do fogo e reserve.
– Em uma panela média, coloque as batatas, cubra com água e cozinhe em fogo médio por 8 minutos. Junte as mini cebolas e deixe cozinhar por mais 2 minutos, ou até que fiquem macias. Escorra e espere as batatas ficarem mornas. Aperte com a palma das mãos até ficarem levemente amassadas (use um pano de prato limpo para não queimar a palma das mãos). Reserve.
– Montagem: em um refratário médio (20 x 30 cm), acomode as postas de bacalhau e, ao redor delas, junte a batata, a mini cebola e o pimentão. Polvilhe com o sal, regue com o azeite restante, e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até aquecer.
– Retire do forno e sirva em seguida.
Dica: para dessalgar o bacalhau em postas, coloque-o em uma tigela grande, cubra com água e leve à geladeira por 48 horas, trocando a água pelo menos 4 vezes nesse período.
FRICASSÊ DE BACALHAU
Tempo de Preparo: 30 minutos (+ 20 minutos de forno)
Rendimento: 8 porções
Elaboração: Portal Umami
Ingredientes
– 4 colheres (sopa) de azeite de oliva (60 ml)
– 3 dentes de alho picados (9 g)
– 2 cebolas médias cortadas em pétalas (300 g)
– 1 bandeja de cogumelos shiitake cortados em fatias médias (200 g)
– 800 g de bacalhau em lascas, dessalgado
– 1 xícara (chá) de cheiro-verde picado (40 g)
Molho Branco
– 1 folha de louro (0,08 g)
– meia cebola pequena (50 g)
– 3 cravos-da-índia (0,05 g)
– 2 e meia xícaras (chá) de leite (500 ml)
– meia colher (chá) de sal (5 g)
– meia colher (chá) de glutamato monossódico AJI-NO-MOTO® (2 g)
– meia colher (chá) de noz-moscada (1 g)
– 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal (30 g)
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20 g)
– 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (100 g)
Modo de preparo
– Faça o refogado de bacalhau: em uma panela grande, coloque 1 colher (sopa) do azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Junte o alho e a cebola, e refogue-os por 3 minutos, ou até dourarem. Acrescente o cogumelo e refogue por mais 5 minutos ou até que fique macio. Adicione o bacalhau, o azeite restante, e deixe cozinhar por 5 minutos.
– Retire do fogo, junte o cheiro-verde, misture e reserve.
– Prepare o molho branco: fixe o louro na superfície da cebola espetando os cravos sobre a folha.
– Em uma panela média, coloque o leite e a cebola preparada anteriormente, e leve ao fogo médio para aquecer. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por 10 minutos. Retire do fogo, descarte a cebola com o louro e os cravos, e junte o sal, o AJI-NO-MOTO® e a noz-moscada. Reserve.
– Em outra panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Junte a farinha e frite por 1 minuto, mexendo sempre, ou até ficar dourada.
– Retire do fogo e, aos poucos, acrescente o leite ainda quente, sempre mexendo, para não empelotar. Volte ao fogo baixo e cozinhe, sempre mexendo, por 2 minutos, ou até encorpar ligeiramente. Retire do fogo.
– Montagem: em um refratário retangular grande (22 x 34 cm), disponha o refogado de bacalhau e, por cima, distribua o molho branco. Finalize com o queijo e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até aquecer e dourar ligeiramente na superfície.
– Retire do forno e sirva em seguida.
Dicas:
1. Para dessalgar o bacalhau em lascas, coloque-o em uma tigela grande, cubra com água e leve à geladeira por 24 horas, trocando a água pelo menos 4 vezes nesse período.
2. A cebola com a folha de louro espetada com cravos-da-índia também é conhecida como oignon piqué, que é uma técnica da cozinha francesa clássica utilizada para dar sabor e aroma ao preparo de sopas e molhos.
Para explorar mais receitas com o quinto gosto, acesse o Portal Umami.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Ajinomoto do Brasil desenvolve projetos e ações alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam alcançar um mundo mais igualitário e sustentável até 2030. Clique aqui para conhecer mais sobre esses projetos.
A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes ODS:


UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site hmg-new.portalumami.com.br/wp/.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no país desde 1956, a Ajinomoto do Brasil é referência em aminoácidos e amplamente conhecida por seus produtos de varejo, como Tempero SAZÓN®, Refrescos MID®, Sopas VONO® e o próprio AJI-NO-MOTO®, além de atuar no segmento de food service (alimentação fora do lar). A empresa oferece produtos de alta qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Tem como propósito contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta utilizando sua expertise em “AminoScience”, a ciência dos aminoácidos, da produção à aplicação, por meio de um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir do Biociclo – processo circular de produção sustentável -, com menor impacto no meio ambiente. Com quatro fábricas no interior de São Paulo e sede na capital, emprega cerca de 3 mil pessoas e atende mercados internos e externos. Globalmente, o Grupo Ajinomoto emprega mais de 34 mil pessoas, conta com 116 fábricas e produtos vendidos em mais de 130 países. Em 2023, teve um faturamento global de US$ 9,9 bilhões e nacional de R$ 3,3 bilhões. Para mais informações, visite www.ajinomoto.com.br.
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL
FSB Comunicação
ajinomoto@fsb.com.br
Domingo de Páscoa: confira cinco receitas que vão despertar o gosto umami nesta data especial
-
Telefone
+55 (11) 3165-9595 / 91665-8665
-
E-mail
umami@fsb.com.br