Ir direto ao conteúdo
Notícia

Cientistas discutem “ex mapa da língua” e a extensão do paladar além das papilas gustativas

Outubro/2024

Compartilhe:

São Paulo, outubro de 2024 – A concepção de que a língua humana possui “regiões específicas” responsáveis por identificar cada um dos cinco gostos básicos – doce, salgado, ácido, amargo e umami – foi mais uma vez discutida por uma revisão publicada no periódico científico The New England Journal of Medicine. Esta crença, conhecida como o “mapa da língua”, foi introduzida no início do século 20, mas, ao longo das décadas, a ciência demonstrou que o paladar é muito mais complexo e vai além das papilas gustativas.

O mito do “mapa da língua” teve início em 1901, quando o pesquisador alemão David Hänig publicou um estudo que foi erroneamente interpretado como evidência de que a língua era dividida em zonas gustativas. Décadas depois, outros cientistas, como Arthur Fox e Lawrance H. Snyder, mostraram que a percepção de gosto varia entre indivíduos devido a fatores genéticos, excluindo a ideia de um padrão universal.

De acordo com o estudo da The New England Journal of Medicine, os receptores do paladar estão espalhados por toda a língua e palato, e não concentrados em áreas específicas. Além disso, a pesquisa revela que esses receptores também estão presentes em células do trato gastrintestinal, e podem desempenhar diversos papéis, inclusive na regulação do metabolismo e obesidade.

Hellen Maluly, doutora em Ciência dos Alimentos e membro do Comitê Umami, explica que os receptores relacionados ao paladar se ligam a substâncias específicas como sacarose (doce), sódio (salgado), glutamato (umami), entre outros. Para o sentido do olfato, por exemplo, se ligam à vanilina (aroma de baunilha) e limoneno (aroma encontrado em frutas cítricas): “Pesquisas recentes demonstraram que esses receptores também podem estar presentes em outros órgãos, como o estômago e o intestino, entrando em contato com as mesmas substâncias quando ingeridas por meio dos alimentos. Dessa forma, podem enviar informações cruciais ao cérebro para regular os processos digestivos e a ingestão de alimentos.” complementa a especialista.

Na perspectiva de educar a população e promover o conhecimento sobre o paladar humano e a ciência sensorial, em 2012, foi criado o Comitê Umami: “O grupo é composto por especialistas das áreas relacionadas à ciência sensorial, da alimentação e nutrição, que disseminam as informações baseadas em estudos científicos fidedignos para a comunidade científica e também para a população. Hoje, já se vê essas informações sendo incluídas, inclusive, em livros didáticos.” destaca Maluly.

Segundo o IBGE (2021), aproximadamente 2,5 milhões de alunos por ano, a partir do 6º ano, já têm acesso, nas escolas, a conhecimentos atualizados sobre ciência sensorial, como a revisão do “mapa da língua” e a existência do quinto gosto do paladar, o umami.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Ajinomoto do Brasil desenvolve projetos e ações alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam alcançar um mundo mais igualitário e sustentável até 2030. Clique aqui para conhecer mais sobre esses projetos.

A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes ODS:

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no país desde 1956, a Ajinomoto do Brasil é referência em aminoácidos e amplamente conhecida por seus produtos de varejo, como Tempero SAZÓN®, Refrescos MID®, Sopas VONO® e o próprio AJI-NO-MOTO®, além de atuar no segmento de food service (alimentação fora do lar). A empresa oferece produtos de alta qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Tem como propósito contribuir para o bem-estar da sociedade, das pessoas e do planeta utilizando sua expertise em “AminoScience”, a ciência dos aminoácidos, da produção à aplicação, por meio de um sistema alimentar sustentável. Para isso, trabalha com produtos desenvolvidos a partir do Biociclo – processo circular de produção sustentável -, com menor impacto no meio ambiente. Com quatro fábricas no interior de São Paulo e sede na capital, emprega cerca de 3 mil pessoas e atende mercados internos e externos. Globalmente, o Grupo Ajinomoto emprega mais de 34 mil pessoas, conta com 116 fábricas e produtos vendidos em mais de 130 países. Em 2023, teve um faturamento global de US$ 9,9 bilhões e nacional de R$ 3,3 bilhões. Para mais informações, visite www.ajinomoto.com.br.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA | AJINOMOTO DO BRASIL

FSB Comunicação
ajinomoto@fsb.com.br

Referências bibliográficas:
Egan, J. M. ” Physiological Integration of Taste and Metabolism..” New England Journal of Medicine, vol. 390, no. 23, 2023, pp. 4578-4590, Link

Chang, K. “Scientists Debunk the Tongue Map, But Learn Something Much More Interesting.” The New York Times, 29 de maio 2024, Link

“O Ex-Mapa da Língua e as Principais Características para Identificação dos Gostos Básicos.” Portal Umami, Link
Acessado em agosto de 2024.

“Umami Information Center.” Umamiinfo, Link
Acessado em agosto de 2024.

Cientistas discutem “ex mapa da língua” e a extensão do paladar além das papilas gustativas

  • Telefone

    +55 (11) 3165-9595 / 91665-8665

  • E-mail

    umami@fsb.com.br

Notícias relacionadas

Confira todas as notícias
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.