Aprenda a identificar o gosto umami | Imprensa
Para conseguirmos reconhecer o quinto gosto é necessário, primeiramente, saber onde podemos encontrá-lo. Alimentos de origem animal são os melhores exemplos para identificar o umami.
O gosto umami, foi descoberto em 1908 pelo químico japonês, Kikunae Ikeda. Popular em países como Japão, onde crianças aprendem sobre ele na escola, o quinto gosto do paladar humano não possui a mesma disseminação no Brasil. Por isso, apesar de ter mais de cem anos, o gosto ainda não é identificado com tanta facilidade.
Para conseguirmos reconhecer o quinto gosto é necessário, primeiramente, saber onde podemos encontrá-lo. Alimentos de origem animal são os melhores exemplos para identificar o Umami. Queijos e carnes são ricos no aminoácido ácido glutâmico, que faz com que este gosto esteja presente naturalmente nesses alimentos.
Hellen Maluly, professora de bromatologia e toxicologia de alimentos da Faculdade Oswaldo Cruz, explica que todas as pessoas ingerem alimentos Umami mesmo sem perceberem. “A macarronada a bolonhesa é um exemplo de refeição rica no quinto gosto. O tomate, a carne e o queijo parmesão formam um prato tipicamente Umami”, ilustra a especialista.
FAÇA O SEGUINTE TESTE E SINTA O GOSTO UMAMI
1) Experimente alimentos que sejam ricos em cada um dos cinco gostos básicos, por exemplo: chocolate para representar o doce, suco de limão que representa o azedo, amendoim para sentir o salgado, chá de boldo ou água tônica para identificar o amargo e o queijo parmesão para o Umami.
2) Ingira cada alimento separadamente, dando um intervalo de tempo e bebendo água entre eles, para que cada gosto possa ser sentido independentemente. Deixe o Umami por último.
3) Quando você colocar o queijo parmesão na boca repare que, imediatamente, aumentará a sua salivação e, alguns minutos após a ingestão, o gosto permanecerá na superfície da língua. Essas são as duas principais características do gosto Umami.
Se essa experiência não funcionar, tente de outra maneira: experimente colocar um pouco de glutamato monossódico (que pode ser encontrado em qualquer mercado) em um copo com água. Após ingeri-lo você perceberá o quinto gosto e suas principais características.
GOSTO UMAMI
O gosto Umami é o quinto gosto básico do paladar humano e foi descoberto em 1908 pelo químico japonês Kikunae Ikeda. Porém, só foi reconhecido pela comunidade científica em 2000, quando pesquisadores da universidade de Miami encontraram receptores específicos nas papilas gustativas. O aminoácido glutamato, o os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias que proporcionam o Umami. Queijo parmesão, tomate, cogumelos e carnes em geral são os alimentos que têm estas substâncias em grande proporção, e por isso possuem o quinto gosto de forma mais acentuada. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.
COMITÊ UMAMI
O Comitê Umami Brasil é um grupo criado para discutir e divulgar temas relacionados ao quinto gosto básico do paladar humano, o Umami. O comitê tem relação direta com o Umami Information Center (UIC), organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas sobre o tema.
Aprenda a identificar o gosto umami | Imprensa
-
Telefone
+55 (11) 3165-9595 / 91665-8665
-
E-mail
umami@fsb.com.br