Agosto Dourado: como o gosto umami do leite materno pode fortalecer a saúde infantil
O Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno, adota uma nova abordagem baseada na pesquisa do médico e professor equatoriano, Manuel E. Baldeón. Sua pesquisa investigou a relação entre as concentrações de glutamato livre no leite humano – o aminoácido responsável pelo umami, o quinto gosto do paladar humano – e a composição de sua microbiota, bactérias benéficas à saúde, durante a amamentação em mães equatorianas. Em outras palavras, o leite humano não é apenas um alimento completo para bebês, mas um sistema biológico complexo que oferece aos bebês a primeira experiência com um sabor nutritivo e prazeroso, juntamente com probióticos, fatores importantes para o seu desenvolvimento.
A pesquisa realizada no Equador é de grande importância internacional, com implicações significativas para a saúde pública. Por exemplo, o glutamato e outros aminoácidos desempenham um papel no desenvolvimento e na manutenção da saúde intestinal infantil, fornecendo energia às células intestinais e às células imunológicas que protegem os bebês contra infecções por microrganismos patogênicos. Mais importante ainda, o estudo também sugere uma relação entre as concentrações de glutamato no leite materno e as características de sua microbiota, fatores essenciais para fortalecer o estabelecimento da microbiota intestinal e promover o desenvolvimento do sistema imunológico intestinal do bebê. Esse processo pode contribuir para a saúde e o bem-estar da criança, potencialmente protegendo-a contra doenças inflamatórias e crônicas ao longo da vida.
Compreender a composição do leite materno, incluindo o gosto umami, e sua relação com sua microbiota, é uma ferramenta valiosa para conscientizar e empoderar mães em todo o mundo sobre a amamentação. Além de nutrir e proteger, o leite materno contribui para o desenvolvimento do paladar do bebê, facilitando a aceitação de uma maior variedade de alimentos no futuro. Portanto, para explorar esse tema, sugerimos uma entrevista com o professor Manuel E. Baldeón e com a Hellen Maluly, doutora em Ciência dos Alimentos e consultora do Comitê Umami, que podem transmitir essa ciência de forma clara e objetiva ao público, abordando a amamentação como um ato fundamental para a saúde e o desenvolvimento infantil.
Para mais informações, fale com:
Felipe Belo
(11) 99921-1311
Agosto Dourado: como o gosto umami do leite materno pode fortalecer a saúde infantil
-
Telefone
+55 (11) 3165-9595 / 91665-8665
-
E-mail
umami@fsb.com.br