Umami na sua cozinha
Ele está no tomate, no queijo, no peixe e em vários outros alimentos do seu dia a dia. Veja onde encontrar o quinto gosto básico.
O aleitamento materno funciona como uma verdadeira vacina para o bebê: é responsável por protegê-lo contra diversas doenças, como anemia e infecções. Além disso, a sucção do peito faz com que os músculos da face do bebê se desenvolvam, contribuindo com a fala e a respiração da criança.
Para a mãe, o aleitamento materno também é essencial, pois ajuda na recuperação pós-parto e diminui o risco de hemorragia, anemia, diabetes, câncer de mama e de ovário. Também auxilia na perda dos quilinhos adquiridos durante a gravidez e estreita os laços entre a mãe e o bebê.
Recomendado até os 2 anos de vida (deve ser o único alimento do bebê nos seus primeiros 6 meses, pois a ingestão de outro alimento nessa fase pode submetê-lo a infecções, entre outras complicações), o leite materno possui muitas substâncias e nutrientes, entre eles o glutamato, seu aminoácido mais abundante.
Ele ajuda a promover o desenvolvimento do bebê, fornecendo energia para a multiplicação das suas células intestinais. Esse mecanismo cria uma espécie de “barreira protetora” para substâncias indesejadas, o que é ótimo para evitar as cólicas intestinais que afligem com frequência os pequenos nesse período.
Preparar pratos com prevalência de gosto umami pode melhorar a nutrição dessas mães. Afinal, com pratos saborosos fica muito mais fácil se alimentar.
Confira algumas receitas simples e rápidas que podem ajudar a estimular o apetite:
– Pão com tomate
– Penne alla putanesca
– Rocambole de queijo com tomate
– Bruschetta Integral
Receitas com cogumelos:
– Cogumelos recheados com queijo
– Espaguete de cogumelos
Receitas com carnes:
– Carne de panela
– Feijoada
– Moussaka
Receitas com laticínios:
– Pão de queijo crocante
– Cestinha de parmesão