Estudo aponta que glutamato monossódico pode ajudar no tratamento de pessoas com demência
Maio de 2021 – Pesquisa realizada pela Universidade Tottori, no Japão, concluiu que o glutamato monossódico (MSG) é benéfico no auxílio ao tratamento de demência, reduzindo o déficit na capacidade cognitiva geral.
O resultado foi publicado no segundo semestre de 2018 em um artigo no European Journal of Clinical Nutrition, jornal internacional especializado em cobrir aspectos das ciências nutricionais. O estudo avalia o potencial do MSG de contribuir positivamente para a redução do avanço da doença.
Durante o acompanhamento do experimento, pesquisadores concluíram que os pacientes que adicionaram o aditivo no cardápio apresentaram maior estímulo na aceitação alimentar, dado que a perda de apetite é considerada um importante fator de risco para a progressão da demência em pacientes idosos.
Para mais informações, a pesquisa está disponível em formato digital, em inglês: https://www.nature.com/
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse hmg-new.portalumami.com.br/wp/.
Estudo aponta que glutamato monossódico pode ajudar no tratamento de pessoas com demência
-
Telefone
+55 (11) 3165-9595 / 91665-8665
-
E-mail
umami@fsb.com.br